Instituto Pensar - TJ-RJ vai contra entendimento tomado pelo STF em 2018

TJ-RJ vai contra entendimento tomado pelo STF em 2018

por: Igor Tarcízio 


O Tribunal Regional do Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução)

decisão da Justiça do Rio de garantir foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro no caso Queiroz, revelado pelo Estadão, contraria o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o alcance da prerrogativa, na avaliação de ministros da Corte. Em 2018, o Supremo decidiu que o foro só vale para crimes cometidos no exercício do mandato e em função do cargo.

"É o Brasil. É o faz de conta”: decisão do TJ-RJ que deu foro privilegiado a Flavio Bolsonaro repercute

A situação do filho do presidente Jair Bolsonaro não se enquadra nesses novos critérios, porque os fatos apurados não dizem respeito a suspeitas envolvendo seu atual cargo, mas, sim, a seu gabinete na época em que ele era deputado estadual. Pela decisão da Justiça do Rio, Flávio será julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), onde os parlamentares fluminenses têm foro.

Desde que o STF restringiu o alcance do foro privilegiado, dezenas de inquéritos que investigavam políticos foram encaminhados para a 1.ª instância. No ano passado, por exemplo, o ministro Marco Aurélio Mello enviou para a Justiça Federal de São Paulo um inquérito que investigava o deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

As acusações, levantadas na delação da JBS, diziam respeito ao período em que o tucano era senador. Tanto deputados federais quanto senadores possuem prerrogativa de foro no STF. Com a mudança na carreira política de Aécio, no entanto, Marco Aurélio concluiu que a investigação não era mais de competência do STF por não dizer respeito ao atual cargo do tucano.

Os ministros Ricardo Lewandowski Gilmar Mendes também enviaram outros inquéritos que investigavam Aécio para a Justiça Eleitoral com base no novo entendimento do foro privilegiado.

Com informações do Estadão.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: